terça-feira, 16 de novembro de 2010

Liderança


Liderança é a capacidade de influenciar as pessoas em direção ao alcance de objetivos. É a ação de comprometer pessoas para contribuir ao máximo possível com os objetivos traçados.

Estamos diante de uma nova era de liderança nos negócios. As pressões econômicas, sociais e culturais emergentes exigem que os líderes empresariais em todos os níveis de uma organização encontrem formas mais adequadas de alinhar sua visão de liderança, valores centrais e ações cotidianas para gerar resultados necessários e valiosos no trabalho, assim como no lar, na comunidade e para si próprios.

Que tipo de liderança é preciso para enfrentar essa enorme gama de desafios sem precedentes? Os líderes de todos os níveis têm agora que aumentar os recursos (por ex., capital financeiro, humano e social; tecnologia e novos modelos de empresas) para obter sinergias entre as esferas das diversas partes interessadas. A disciplina da liderança total gera maneiras mais rápidas e mais ágeis de alcançar resultados superiores na economia global, em que as coisas podem ser feitas a qualquer hora/qualquer lugar. Essa liderança retira a ênfase no contato pessoal e enfoca a inovação, tanto dentro quanto entre as esferas da vida, para produzir melhores resultados em todas elas.

Os resultados da empresa englobam uma maior motivação e compromisso, maior eficiência nos processos de trabalho, redução nos tempos de ciclos, redução de custos e maior impacto sobre o cliente tanto por meio da ênfase explícita sobre o desempenho na cadeia de valores quanto um engajamento mais ativo na vida familiar e comunitária. Com os funcionários tendo maior controle no planejamento das circunstâncias de suas vidas, existe maior possibilidade de atrair e reter talentos. O alinhamento de valores e ações produz um modo de agir com maior enfoque ético, vínculos mais sólidos e mais solidários com a comunidade e redução de falhas e estresse provenientes de conexões precariamente conduzidas entre o trabalho e outros aspectos da vida.

Essa é a boa novidade, a oportunidade. Como pioneiros em uma nova fronteira de negócios, a tarefa à nossa frente diz respeito a nada menos que transformar o significado do trabalho em nossas vidas e em nosso mundo. Resume-se em ser real, íntegro e criativo, possibilitando que os outros ao seu redor façam o mesmo.

A autenticidade - o ser real – se torna aparente quando os líderes se comportam de formas coerentes com seus valores fundamentais. Os líderes devem definir e articular uma visão que englobe os diferentes valores e estilos de vida de todos os empregados. Suas ações cotidianas devem ser coerentes não só com seus valores pessoais, mas também com os valores fundamentais da empresa. Precisam delegar para desenvolver a confiança, incentivar os pontos fortes e aumentar o compromisso com objetivos comuns por meio de diálogo genuíno com as partes interessadas, as pessoas que lhes sejam mais importantes em todas as esferas da vida.

Integridade – o ser íntegro – se torna aparente quando diferentes aspectos da vida se encaixam uns com os outros de forma coerente e consistente. De que maneira os líderes conseguem isso? Eles precisam assumir a responsabilidade de capturar as sinergias de todos os aspectos de suas vidas – no trabalho, em casa, na comunidade e em si próprios (sua saúde, crescimento espiritual e lazer). Na busca de objetivos comuns, precisam alinhar os interesses das diversas partes interessadas, assim como estabelecer, manter e respeitar as fronteiras que permitem criar valor no trabalho e em outros aspectos de suas vidas. E precisam investir em capital social para cultivar redes e parcerias que garantam o apoio necessário para atingir resultados significativos.

A criatividade – o ser criativo – se torna aparente quando os líderes questionam as hipóteses tradicionais e continuamente fazem experimentos com as formas como as coisas são feitas, adotando e introduzindo mudanças destemidamente. Precisam repensar os meios pelos quais o trabalho é executado, de forma a forçar um enfoque direcionado para resultados e garantir a flexibilidade na escolha sobre como, quando e onde o trabalho é feito. Precisam experimentar novos métodos de trabalho e novas ferramentas de comunicação para atingir melhor as expectativas de desempenho. Precisam reduzir a dependência de métodos tradicionais de trabalho, tais como a presença física e a alocação de recursos, utilizando-os para criar confiança quando necessário e, ao mesmo tempo, fazer uso da flexibilidade e controle fornecidos pela mídia virtual.


"A primeira grande lição reponsabilidade de um líder é crescer diante de si."

Nenhum comentário:

Postar um comentário