segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Liderança: de um executivo para um sucessor

Uma transição familiar bem-sucedida pode significar um novo começo para a empresa. Inúmeras organizações permanecem por décadas, quando a sucessão acontece com sucesso. Se o fundador tiver dificuldades é possível optar pela contratação de um consultor, para ajuda-lo a conduzir o processo de sucessão.


A sucessão empresarial pode acontecer em diversas situações: quando o fundador resolve aposentar-se; quer simplesmente participar do conselho consultivo ou mesmo quando não tem mais condições de "tocar" o negócio por algum motivo. Entretanto, quando a empresa não se prepara para esse momento pode ocorrer uma situação traumática. Conflitos entre os membros da família - por causa da transmissão do capital e também do poder - podem até arruinar o negócio. Para evitar isso, a organização precisa montar uma boa estratégia para a sucessão empresarial.
As organizações de sucesso, geralmente, têm na alta direção um bom líder. Este consegue enxergar a necessidade de formar seu sucessor e para isso, ele se torna um coach para a pessoa que acredita ter a capacidade de dar continuidade ao seu projeto. Como um bom coach, a tarefa principal do líder é ajudar, é conduzir a pessoa que está sendo treinada a obter o melhor de si. Como a liderança entende todo o contexto, chamará o futuro sucessor para junto de si e mostra a confiança que deposita nele e que ele - o sucessor -, ajudará a empresa na condução dos negócios quando chegar o momento em que ele não estiver mais presente no dia a dia da companhia.

Continue lendo em: RH.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário