segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dicas para se sair bem em entrevistas - Antes da entrevista


Informar-se sobre a empresa é o primeiro passo a ser seguido. Mesmo que o anúncio da vaga pretendida responda a tudo que deseja saber, pesquisa mais sobre a organização, sobre o mercado dela, oportunidades e concorrentes. E também não se limitar apenas com o site da empresa, mas pesquisar notícias da mesma e, se possível, recorrer a algum contato que conheça a organização.

Apresente um currículo bem feito, isto é, redijido de forma dinâsmica com as informações necessárias e as principais realizações e qualificações profissionais (que sejam diretamento relacionadas com o cargo pretendido).

Evitar emergências na véspera da entrevista, dormir bem e não esquecer de se alimentar de forma segura.

Pontualidade na entrevista. Planeje antes usa rota para chegar a tempo, para não ocorrer eventuais atrasos. Mesmo em casos de entrevistadores benevolente, que permitirão que você seja entrevistado mesmo chegando atrasado,
a impontualidade conta muitos pontos negativos.

Seja educado e civilizado, tanto na sala de espera quanto na entrevista. Não masque chiclete, não fique olhando para o relógio, desligue o celular. Evite fumar, e não abuse do cafezinho.
Nunca fale mal de sua antiga empresa, empregadores, fornecedores ou clientes – nem mesmo na sala de espera, e principalmente na entrevista. Este conselho serve também para a sua vida pessoal.


Use o bom senso na hora de escolher a roupa, e separe-a e revise-a já na véspera. Mostre que você se dedicou para escolher uma roupa adequada a um ambiente profissional e à imagem da organização. Mas não exagere!

Obtenha ou prepare uma lista de perguntas típicas de entrevistas de emprego, e convide alguém de sua confiança para praticar a lista várias vezes. Se possível, grave e depois ouça. O ideal é chegar ao ponto em que você responde a qualquer uma das perguntas básicas sem parar para pensar mais do que alguns segundos nem dizer os típicos “Ééééé”, “Ahhhhh”, “Bom…”. Mas cuidado para não se precipitar – você deve refletir, para responder exatamente o que foi perguntado – sem ser monossilábico. Interaja, mostre que você tem conteúdo.
Saiba o que perguntar.Tenha boas perguntas preparadas. Se o seu entrevistador abrir espaço para que você faça perguntas, e você não tiver nenhuma, isto pode passar uma imagem de desinteresse ou de desatenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário