sábado, 20 de novembro de 2010

Desenvolvimento profissional - Parte 1


Atualmente as pessoas precisam buscar algo que tornem sua vida profissional diferenciada. Após concluir o curso de graduação, muitos se perguntam o que fazer.

O que seria mais correto é buscar caminhos para seu desenvolvimento profissional, e que impactuem diretamente (positiva) em sua formação para se tornar um diferencial no mercado de trabalho. Então quais caminhos seguir?

Infelizmente, as faculdades pouco orientam sobre os caminhos a seguir. Evidentemente que o caminho a ser trilhado depende de seu plano de carreira; entretanto, alguns conceitos são importantes para realização de uma análise e tomada de decisão quanto à escolha do caminho.

Um curso de extensão é destinado para graduados e não-graduados, por isso, não é considerado como uma pós-graduação. Este tipo de curso pode ter qualquer duração (em número de horas), sendo que ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão.

Já a pós-graduação é constituída por um ciclo de atividades regulares que visa aprofundar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes na graduação, sendo dividida em lato sensu e stricto sensu. Os cursos de pós-graduação lato sensu são regulados pelo Ministério da Educação (MEC) e têm no mínimo 360 horas de duração, enquadrando-se nesta modalidade os cursos de especialização, aperfeiçoamento e os MBAs.

O MBA é considerado, principalmente no Brasil, como uma extensão ou um aperfeiçoamento da graduação, podendo ser intensivo e se equivalendo a um curso de pós-graduação. Apesar da sigla ser uma abreviação da denominação em inglês Master Business Administration, geralmente ele é realizado por pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos em negócios, podendo ser cursado após qualquer curso superior, sendo direcionado a profissionais que já atuam no meio empresarial e pretendem ampliar seus conhecimentos. O MBA pode ter uma carga horária intensiva (cerca de um ano) ou extensiva, na qual se dedica praticamente tempo integral, com duração de cerca de três anos.

A opção por MBAs é mais indicada quando o aluno quer atender às demandas de mercado, já que esses cursos têm a finalidade de formar profissionais em setores onde a mão-de-obra é escassa ou sem as qualidades necessárias.

O objetivo é tornar o executivo mais preparado para o mercado de trabalho em sua área de atuação. Justamente por isso, recomenda-se que o aluno possua uma experiência profissional mínima de 3 anos para a realização deste curso. Isso faz com que o aluno aproveite melhor a aula, baseada na vivência e na troca de experiência entre professores e alunos, no ambiente profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário