sábado, 20 de novembro de 2010

Desenvolvimento profissional - Parte 2


Os cursos de Stricto Sensu são voltados à carreira acadêmica (professores e pesquisadores), incluindo-se aí o mestrado, o doutorado e o MBA mestrado executivo.

A pós-graduação stricto sensu forma mestres e doutores, que recebem diploma com a referida titulação acadêmica, após a defesa de dissertação (para o mestrado) ou de tese (para o doutorado), diante de bancas examinadoras formadas por três a sete membros com titulação mínima de doutor.

Quanto ao mestrado, esta modalidade de curso é indicada para quem deseja seguir a carreira acadêmica. Isso, em outras palavras, significa que é recomendado para quem tem planos de atuar em seu segmento como pesquisador ou professor universitário. Para conquistar o título de mestre, o aluno precisa desenvolver uma tese.

O mestrado exige o tempo integral de dedicação durante cerca de três anos, e dificilmente a pessoa pode trabalhar enquanto faz o curso. Tais cursos objetivam a competência científica, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores.

Pode-se dizer que o doutorado está um nível acima do mestrado. Por sua complexidade, requer maior dedicação e muito aprofundamento no que está sendo estudado. Geralmente o doutorado é feito após o mestrado, mas há exceções onde se abrevia esta etapa, partindo-se direto da graduação para o doutorado. Neste caso, é necessária uma análise bastante criteriosa do currículo profissional, que justifique esta medida.

Os processos seletivos para os cursos de mestrados e doutorados são rigorosos e, em geral, a relação candidato/vaga é muito superior à mesma relação encontrada nos cursos de graduação, havendo exigências quanto à apresentação prévia de projetos de pesquisa, fluência em línguas estrangeiras, realização de provas específicas, avaliação de currículo pessoal, entrevistas, disponibilização mínima de tempo para a realização de estudos e pesquisas. Embora algumas instituições permitam que um estudante se candidate a um curso de doutorado mesmo sem ter o título de mestre, isto não é comum, pois o nível de exigência para esta situação é, em geral, muito elevado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário