quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Fazer parte ou não de panelinhas em empresas?

Primeiro ponto a ser esclarecido é que toda empresa existe "panelinhas". Nas empresas que existe autoridade, prevalece a autoridade. Nas empresas em que não existem autoridade, prevalecem as panelinhas.

A origem das panelinhas foram os acampamentos coletivos de trabalhadores, no século XIX. Na hora das refeições, o rango era preparado em um enorme caldeirão.


Os que não gostavam dos ingredientes, ou do tempero, ou dos cozinheiros, separavam-se do grupo e cozinhavam a própria comida, usando panelinhas. Enquanto comiam, isolados dos demais, ficavam comentando que a comida geral era muito ruim.


Aí, um segundo grupo também decidiu levar sua panelinha. E esse grupo passou a dizer que sua comida era melhor que a comida da panelinha ao lado. Assim, quanto mais panelinhas, mais opiniões.


Quanto mais opiniões, mais desentendimento.


Você tem várias escolhas.


A primeira é aderir ao caldeirão geral e ser acusada de omissa pelas várias panelinhas.


A segunda é integrar-se a uma das panelinhas e arranjar atrito com as outras.


A terceira é isolar, criando sua panelinha individual.


Se fizer isso, certamente fará com o melhor dos propósitos. E esse é o problema das panelinhas. Todas imaginam que têm os melhores propósitos. Você não tem boas opções. Qualquer escolha será imperfeita. Os dirigentes de sua empresa é que precisam mostrar autoridade e colocar o caldeirão acima das panelinhas.


fonte: " Pergunte ao Max", biblioteca Época




Nenhum comentário:

Postar um comentário