quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A importância do alto-desenvolvimento

O texto a seguir fala sobre a importância do auto-desenvolvimento na vida de uma pessoa. Foi escrito por Claudia Farnesi que é pós-graduada em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais, e está disponível em: http://www.claudiafarnesi.com.br/wp/?page_id=16 .

Conhecer os atributos do auto-desenvolvimento é importante para se tornar a cada dia uma pessoa melhor e mais competente, gerando uma boa oportunidade de crescimento profissional. Ou seja, o auto-desenvolvimento é um caminho para se conquistar uma carreira brilhante e uma vida cheia de conquistas. Confira!


"AUTO-DESENVOLVIMENTO é a concentração de esforços por iniciativa própria na busca do crescimento pessoal e profissional. Quando falamos em auto-desenvolvimento, estamos entendendo que o indivíduo assume a responsabilidade por este processo evolutivo, através da busca pessoal de recursos e condições, que lhe permitam reconhecer que hoje está “melhor” (em qualquer e todos os aspectos) que ontem, e ter a certeza de que, amanhã, estará melhor que hoje, a caminho da Plenitude Humana, conforme figura abaixo:


Aprendendo a ser. Figura adaptada do livro Cuide bem do seu jardim.

Juntamente com o auto-desenvolvimento estão algumas ATITUDES RELEVANTES¹ que devemos buscar desenvolver e/ou aprimorar:
1. PROCURE SER POLIVALENTE
Não saia a procura de um determinado cargo ou função numa organização. Procure encontrar um lugar onde suas competências, habilidades e capacidades se encaixem, fazendo de você uma pessoa realmente útil à organização em que pretende trabalhar.

2. SEJA FLEXÍVEL
Talvez a oferta que se apresenta para você não seja exatamente aquilo com que você sonhava. Que fazer? Deixá-la de lado e continuar de braços cruzados? Não tenha medo de experimentar. Se o que estiver sendo oferecido lhe permitir executar pelo menos parte de suas habilidades (aquilo em que você é bom), aceite e vá em frente. Se conseguir utilizar o que sabe ou tem capacidade de aprender em benefício real de seu empregador isto já é um bom começo.

3.CORRA ATRÁS
Não espere que as oportunidades caiam no seu colo. Corra atrás delas. Correr atrás de uma oportunidade não é ficar agradando seus chefes. É procurar aumentar seu conjunto de competências, habilidades e capacidades, procurando aprender cada vez mais dentro e fora da escola que freqüenta, dentro e fora do trabalho que realiza atualmente.

4. CADA POSTO DE TRABALHO É UM POSTO DE APRENDIZAGEM
Enquanto seu posto de trabalho lhe oferecer oportunidades de aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional, ele é bom para você. Quando o trabalho se estagnar e cair numa rotina, isto é, quando ao fim do dia, você sentir que nada aprendeu, chegou a hora de mudar. Por isso não se concentre apenas em seus deveres e obrigações funcionais. Olhe a organização como um todo. Procure estar por dentro do que está acontecendo em outras organizações, observe as tendências do mercado. Procure aprender alguma coisa todos os dias. O dia em que você não aprendeu nada em lugar nenhum, é um dia perdido em sua vida.

5. ENCARE SEU EMPREGO SEMPRE COMO TEMPORÁRIO
É uma ilusão alguém preparar-se a vida toda para um único posto de trabalho. Um belo dia, uma mudança tecnológica, organizacional ou mesmo uma crise acontece e seu trabalho, que era sólido, se desmancha no ar. Procure preparar-se para o mundo do trabalho. Hoje em dia não existe ninguém formado. Todos nós estamos em formação o tempo todo. Quem abrir mão da formação permanente está sujeito a tornar-se obsoleto, a perder a sua empregabilidade e a ter que viver de bico o resto da vida.

6. TODO EMPREGO DEVE SER VISTO COMO UM DESAFIO
Ninguém pode prever nos dias de hoje o que vai acontecer com o seu emprego ao longo dos próximos anos. Portanto, ao conseguir uma vaga em algum lugar, não se acomode. Desenvolva a mentalidade de que aquele emprego é parte de um mundo de trabalho que deverá mudar muito nos próximos anos. Procure conhecer o rumo das mudanças e prepare-se para elas. Como? Melhorando sua formação escolar, fazendo cursos de curta duração que aperfeiçoem o seu trabalho, aprendendo línguas, aprimorando-se nas tecnologias de informação e da comunicação. Adquirindo habilidades de liderança e de trabalho em equipe, aumentando sempre que possível a sua cultura geral.

7. DESENVOLVA UMA POSTURA PROATIVA
Procure fazer sempre mais e melhor do que lhe está sendo exigido no momento.
Em vez de reagir às exigências, procure adiantar-se a elas e surpreender positivamente seus superiores hierárquicos. Esta é uma questão de atitude, de posicionamento diante do trabalho e da vida. Não procure competir com seus colegas de trabalho, compita consigo mesmo!

8. FAÇA DE SEU TRABALHO UM PROFESSOR
Ao iniciar sua jornada de trabalho, pergunte-se todos os dias: o que vou aprender de útil para a organização e para mim ao longo deste dia? À noite, repasse em sua mente todos os acontecimentos e procure tirar lições, aprendizados de tudo que você percebeu de certo e de errado ao longo do dia.
O trabalho e a nossa vida são uma escola e nela podemos aprender tanto com os acertos como com os erros.

9. OBSERVE OS PROFISSIONAIS BEM SUCEDIDOS
Seja um caçador de bons exemplos. Observe atentamente as maneiras de ver, entender, decidir, interagir e reagir dos melhores profissionais. Selecione aqueles que você mais se identifica e procure ir incorporando seus exemplos em sua maneira de atuar na organização. Não seja um mero imitador. Isto não dá certo. Procure assimilar tudo aquilo que você sinceramente admira nas pessoas. Aquilo que combina com o seu querer-ser como pessoa e como profissional.

10. A PRINCIPAL SATISFAÇÃO DEVE VIR DO PRÓPRIO TRABALHO
Se sua principal satisfação vier do salário ou lazer que se segue ao trabalho, alguma coisa esta errada. A principal satisfação de quem trabalha deve vir do próprio trabalho, do sentido de utilidade e de realização que ele traz para sua vida. Se o seu trabalho for um preço caro que você paga para ter um salário e a segurança de um emprego, procure mudar. Você pode estar no lugar errado.

Só as pessoas que estiverem conscientes e focadas em seu auto-desenvolvimento, serão capazes de responder rapidamente às mudanças tão aceleradas, adaptar-se à nova realidade tecnológica, e superarem desafios."

Nenhum comentário:

Postar um comentário