quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A hora e a vez de um treinamento eficaz


Venho hoje sugerir um excelente artigo escrito por Sebastião Guimarães. Nele o autor discorre sobre a importância de mapear as necessidades da organização antes de se estabelecer um treinamento para seus colaboradores, e explica de forma clara e objetiva a regulamentação dos planos de treinamento pela norma ISO.

É um texto pequeno, mas muito proveitoso, que pode ser encontrado na íntegra no site
http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Artigo/4616/a-hora-e-a-vez-do-treinamento-eficaz.html



"Atualmente não basta treinar. O treinamento precisa, conforme a Norma ISO 10015, "assegurar que o treinamento requerido seja orientado para satisfazer as necessidades da organização".

O primordial é fazer com que o treinamento dê resultados como: por exemplo: redução de custos, redução de acidentes, redução de rotatividade de pessoal, aumento de vendas, aumento de produtividade, aumento de lucro, retorno do investimento, melhoria da qualidade e outras melhorias de desempenho.

O treinamento realizado atualmente pelas empresas bem-sucedidas é considerado o melhor investimento e tem como objetivo o desenvolvimento das competências essenciais. A vantagem de trabalhar com o conceito de competência é que ele permite direcionar o foco, concentrar energias no que é necessário, para que a empresa alcance os seus objetivos operacionais e estratégicos.

O que caracteriza a competência é a integração e a coordenação de um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. Elas não se restringem a uma área específica da empresa, estão difundidas de forma ampla em toda a organização.

Para garantir que os programas de treinamento sejam realmente voltados para o desenvolvimento das competências requeridas pelas empresas, foi editada a Norma ISO 10015 - Diretrizes para treinamento. Esta norma pode ser aplicada sempre que uma orientação for necessária para interpretar referências à "educação" e ao "treinamento" nas normas das famílias NBR ISO 9000 e 14000 e em outras normas de gestão. Por exemplo, a QS 9000 estabelece, no elemento 4.18.1: "A eficácia do treinamento deve ser revisada". O assunto também é mencionado no elemento 4.18.2 da ISO TS 16949, a norma desenvolvida para os fornecedores das montadoras.

A Norma ISO 10015 enfatiza a contribuição do treinamento para a melhoria contínua e tem como objetivo ajudar as organizações a tornarem seus programas de treinamento um investimento com retorno garantido.

Norma ISO 10015 - Introdução

A ISO 10015 é uma norma auxiliar das normas de gestão, como é o caso da norma ISO 9001:2000. Na edição anterior da norma ISO 9001 (de 1994) a referência sobre o treinamento não era muito precisa. Para a empresa ser certificada era suficiente as evidências objetivas referentes à "realização" do treinamento. Mas, não havia uma "cobrança" de resultados.

Agora, a nova norma ISO 9001:2000 "cobra" resultados e enfatiza a importância do treinamento. Textualmente esta norma diz que a organização deve:
* determinar as competências necessárias para o pessoal;
* fornecer treinamento ou tomar outras ações para satisfazer essas necessidades de competências;
* avaliar a eficácia das ações executadas.

Norma ISO 9001:2000 - 6.2.2

O objetivo da Norma 10015 é fornecer diretrizes para que a empresa possa desenvolver o treinamento com eficiência e eficácia, e, de acordo com o ciclo do treinamento que tem as seguintes fases:

Definição das necessidades de treinamento - Nesta fase, deve-se fazer um diagnóstico, para identificadas as competências essenciais. Competências essenciais ou "Core Competence" são aquelas que estão relacionadas com o que, de melhor, a empresa faz ou deveria fazer. Partindo das competências essências, deve-se identificar as competências específicas das áreas da empresa e dos cargos e pessoas. A seguir, devem-se identificar os gap's - "as lacunas de competências" que são as necessidades de treinamento relacionadas com os objetivos estratégicos da empresa.

Projeto e planejamento do treinamento - Esta fase inclui:
* projeto e planejamento das ações que devem ser adotadas para eliminar as lacunas de competências identificadas;
* definição dos critérios de avaliação dos resultados do treinamento.

Norma ISO 10015 - 4.3.1

"A especificação do programa de treinamento deve dar uma idéia bem clara das necessidades da organização, dos requisitos do treinamento e dos objetivos do treinamento que definem o que os treinandos estarão aptos a alcançar como resultado do treinamento".

Norma ISO 10015 - 4.3.4
Deve-se, portanto, dar atenção especial à elaboração do Plano de Curso e do Plano de Aula.

Execução do treinamento - Para que a efetivação do treinamento seja realizada com sucesso, é necessário desenvolver, de acordo com a boa técnica, as seguintes atividades de apoio: Apoio pré-treinamento - Apoio ao treinamento - Apoio ao final do treinamento.

Avaliação dos resultados do treinamento - Esta fase é complexa, mas pode ser implementada com certa facilidade pelos profissionais de RH, desde que estejam devidamente capacitados. Afinal, "saber avaliar treinamento" é uma das competências que todo profissional de RH/Treinamento, deve desenvolver.

Monitoração - É importante lembrar que todas as fases devem ser monitoradas, visando a melhoria contínua do ciclo do treinamento.

"O objetivo principal da monitoração é assegurar que o processo de treinamento, como parte do sistema da qualidade da organização, está sendo devidamente gerenciado e implementado, de forma a comprovar a eficácia do processo em alcançar os requisitos do treinamento e da organização". Norma ISO 10015 - 5.1"

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