Este blog tem por objetivo sugerir artigos, vídeos, textos, documentos, livros, etc. sobre a Gestão de Pessoas. É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Gestão do Trabalho Humano em Organizações II do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores: Alice Barbosa, Fabrícia Ferreira, Ludimila Oliveira e Rafael Fontes
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Conflitos em organizações
A palavra "conflito" vem do latim conflictus, que significa oposição de interesses, sentimentos, idéias.
Conflito surge quando duas ou mais partes têm pontos de vista ou atitudes contrárias a um determinado assunto.
Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.
Visão positiva
O conflito é fonte de novas idéias, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, permitindo a exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores.
Até em alguns momentos os conflitos se fazem necessários para que a organização não entre em processo de estagnação.
E também, caso o conflito seja encarado como um processo de desenvolvimento organizacional e pessoal, pode-se gerar daí uma motivação maior nas pessoas. Portanto, podemos utilizar disto como uma ferramente de superação para a busca de melhores resultados
É claro que é fundamental administrar o conflito, reconhecendo e enfrentando de maneira adequada para se fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Cabe então ao gestor conhecer bem seus funcionários, suas particularidade e diferenças.
Administrando conflitos
O gestor tem que desenvolver habildades pessoais como congruência, assertividade, empatia, neutralidade, saber ouvir e perguntar para então evitar, reprimir, aguçar as divergências em conflito e transformar as diferenças em resolução de problemas.
O gestor pode agir como um mediador, em que ele auxiliará duas ou mais partes a alcançarem soluções próprias e estimular as partes a estruturarem seu processo de comunicação e
negociação, proporcionando condições para que os envolvidos possam analisar e gerar soluções
para o problema. A solução não será dada pelo gestor (mediador), mas este auxiliará os envolvidos a encontrarem-na.
O processo de mediação é composto por quatro fases:
1º - Contato em que o mediador procura entender o problema
2º - Reunião de abertura em que o mediador explica o processo e suas regras
3º - Reuniões particulares em que o mediador busca ouvir a versão de cada envolvido para entender e esclarecer o real motivo e interesse de cada um
4º - Reunião conjunta em que os envolvidos irão expor seus pontos de vista sobre o problema e sugerir alternativas de solução.
Pode-se também entender a negociação como uma das fases da mediação, pois é o momento em que os envolvidos estarão juntos dialogando na busca da solução integrativa dos problemas. Esta também conhecida como solução ganha-ganha. Significa que se chegou a um consenso em que ninguém saiu prejudicado em suas necessidades e interesses, mas ressaltou-se a colaboração e
o respeito ao outro.
O resultado a ser alcançado é uma solução integrativa, isto é, que não haja perdedores e vencedores e, sim, ambas as partes tenham seus interesses honrados.
Foto 2: http://www.blogflaviopereira.com.br/wp-content/uploads/2009/08/apav_000004786200Small.jpg
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