terça-feira, 24 de agosto de 2010

Seleção

Frequentemente comentamos em sala de aula à respeito dos métodos de seleção mais utilizados pelas empresas atualmente. Análise de currículos, entrevistas, provas ou testes de conhecimento, testes de personalidade, dinâmicas de grupo, entre outros. E é sobre dinâmicas de grupo que venho postar hoje.
Existem infinitas dinâmicas disponíveis na internet, então é preciso escolher aquela que melhor se encaixe no quesito de seleção da empresa que pode ser criatividade, integração, coordenação, trabalho em equipe... pode-se também utilizar mais de uma dinâmica para se atingir o objetivo de avaliação dos candidatos pela empresa.


Deixo sugeridas duas dinâmicas de grupo encontradas no site do RH Portal (www.rhportal.com.br) que podem ser utilizadas tanto em empresas como no também em salas de aula.


Aulinha

Objetivo: desenvolver nos participantes a capacidade de improvisação, síntese e clareza de avaliação.
Tempo médio: 35 minutos
Materiais: temas suficientes para o número de participantes
Descrição: a aulinha é dada quando o grupo tem dificuldades de expressão, é inibido e prolixo.

Para isso o coordenador:

- Entrega a cada participante o tema, sobre o qual deverá expor suas idéias, durante dois ou três minutos;
- O membro participante anterior ou posterior dará uma nota ou conceito ao expositor, que será comunicada ao grupo ao final do exercício;
- A aulinha permite diversas variações, tais como:

A) O coordenador ao invés de dar a cada participante o título de um tema para dissertar em público, poderá utilizar somente um tema, ou então vários temas, mas com uma introdução para auxiliar as pessoas, ou até mesmo um texto para ser lido.

B) Ou ainda pode-se utilizar uma folha em branco para que cada participante possa lançar nela no mínimo dois assuntos da atualidade, notícias recentes de jornais. A seguir, recolherá os assuntos para que cada participante possa dar sua aulinha escolhendo um dos temas constantes na papeleta.


Chocolate

Objetivo: Desenvolver o trabalho em equipe
Materiais: Bombons, cabos de vassoura e fita adesiva

Desenvolvimento: O coordenador divide o grupo em duas turmas. Para a primeira turma ele passa a instrução de que eles só poderão ajudar os outros se eles pedirem ajuda (isso deve ser feito sem que a outra turma saiba).
A segunda turma terá seu braço preso com o cabo de vassoura e a fita adesiva (em forma de cruz). Deve ficar bem preso para que eles não consigam pegar o chocolate com as mãos.

O coordenador põe os bombons na mesa e pede que cada um da segunda turma tente abrir o chocolate e o coloque na boca, e se conseguir, pode comê-lo.

Cada integrante da primeira turma deve ficar atrás de cada um da segunda turma. Ou seja, uma pessoa da primeira turma para cada pessoa da segunda turma.

Após alguns minutos o coordenador encerra a dinâmica dizendo que não devemos fazer as coisas sozinhos. Cada um deles tinham uma pessoa a qual poderia ter pedido para abrir o chocolate e colocar em sua boca.

Mensagem: Sempre que preciso, devemos pedir ajuda a alguém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário