segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Eneagrama na Organização


Como podemos utilizar o Eneagrama em nossa organização? Quais são seus benefícios? 
Pra começar, vamos entender o que é um Eneagrama. 
Segundo o Wikipedia, um "Eneagrama (do grego Ennea = nove egrammos = figura ou desenho) é um antigo sistema de sabedoria, criado há cerca de 2500 anos (autores situam sua origem entre 3.500 e 2.000 anos atrás), provavelmente no Egito. Seu conhecimento foi mantido sigiloso durante muitos séculos.
Este sistema descreve a queda e a ascensão possível da consciência humana, segundo nove padrões. Mais especificamente, descreve como, segundo nove padrões, a perda de Virtudes humanas gera paixões ou vícios emocionais; como a perda de Idéias Superiores cria fixações mentais; e como a perda do Instinto Puro leva à construção de estratégias instintivas de sobrevivência em três âmbitos: auto-preservação, social e sexual (chamados de subtipos ou variantes instintivas, conforme o autor). De acordo com o eneagrama, todos nós temos um pouco de cada uma delas, de acordo com a situação. Entretanto, cada um de nós escolheu e desenvolveu uma delas como espada. Cada pessoa, assim, pode possuir traços dos nove pontos do Eneagrama, mas possui apenas um Tipo, que não muda. Existe, entretanto, evolução dentro de cada Tipo, em seus diferentes níveis de desenvolvimento e consciência.
Muitas pessoas que conhecem o Eneagrama concluem que ele é um sistema altamente profundo e preciso na descrição de comportamentos humanos. Mais do que uma tipologia, o Eneagrama é um mapa que mostra caminhos possíveis da evolução de nossa consciência, ou seja, da superação da paixão e da fixação de nosso tipo no Eneagrama.
Com o tempo, o Eneagrama vem se tornando mais conhecido por muitas pessoas e aplicado com sucesso por pessoas, grupos e importantes organizações. Quando bem aplicado, este sistema promove aceitação própria e aceitação mútua e orienta pessoas em seus caminhos de desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual.
Existem inúmeros testes de Eneagrama formulados por diferentes autores, os quais traçam uma hipótese inicial do tipo. A maior parte das "escolas" de Eneagrama entendem que a identificação do tipo deve ser feita pela própria pessoa, a partir de exercícios de auto-observação.
O eneagrama foi uma ideia originalmente trazida por G.I.Gurdjieff para o Ocidente (principalmente França e Alemanha), após 20 anos de peregrinação pelo Oriente. Mais que trazer uma visão dos tipos humanos representa um esquema para a compreensão de todos os fenómenos envolvendo a humanidade. Em 1970, o Eneagrama foi transmitido por Oscar Ichazo para um grupo de pessoas recrutadas principalmente pelo Psiquiatra Chileno Claudio Naranjo e reunidas na cidade de Arica, no Chile. Claudio Naranjo e outros participantes deste grupo transmitiram este conhecimento para outras pessoas nos Estados Unidos e em centros específicos da América do Sul. Diversos estudos e escolas de Eneagrama surgiram e passaram a explorar este conhecimento antigo e desenvolvendo aplicações bem sucedidas na Psicologia, na Espiritualidade, no mundo dos negócios, nas artes e em diversos outros campos do conhecimento."







Agora, já podemos ter uma certa noção do conceito do assunto tratado. Mas e agora? Como isso pode ser útil dentro de uma organização?
Bem, o Eneagrama indica o tipo de cada pessoa, e suas principais características. Cada pessoa tem talentos, dons, emoções e reações diferentes das outras, e analisando cada um desses tipos, podemos melhorar ou investir em pontos fortes e fracos, respectivamente. A grande vantagem é ter em mãos uma descrição de comportamentos que podem ser "previstos", podendo alocar pessoas em funções, ou em grupos de trabalho. Tudo isso de forma a melhorar o desempenho de cada um e da organização como um todo, até porque uma empresa é formada mais que pela soma das partes, é a combinação de todos e tudo o que existe dentro dela, o que forma a cultura organizacional. Se alguém se comporta de determinada maneira não condizente com a cultura e as normas locais, há um desequilíbrio em toda a organização, que pode ser reparado com a ajuda do eneagrama, observando o possível problema e tomando as medidas cabíveis.
Essa ferramenta pode ser utilizada ainda para selecionar pessoas que estejam entrando pela primeira vez na empresa, na forma de colaboradores. Além, é claro, de ser usada no desenvolvimento de pessoas, resolução de possíveis conflitos e em um planejamento estratégico.
A divisão dos 9 pontos em três Centros de Inteligência pode facilitar também a análise por parte de um administrador. Existem os Intelectuais, cujo comportamento é mais racional, levando em conta o detalhamento e planejamento das ações. Encontramos também os Motores, que são os que "fazem acontecer", que "botam a mão na massa". E por último, os Emocionais, que se deixam levar mais por emoções que pela razão. A mistura de todos representa um ambiente de trabalho saudável. Do contrário, pode gerar desequilíbrio na organização, que pode planejar de mais e fazer de menos, ou fazer muito sem nada planejar, ou tomar decisões por intuição, e por aí vai. 
CentroExtrovertidoAmbivalenteIntrovertido
Motor (Ação)891
Emocional234
Mental765
TipoCentro PrincipalCentro SecundárioCentro Reprimido
1MotorEmocionalMental
2EmocionalMotorMental
3Emocional-----Emocional
4EmocionalMentalMotor
5MentalEmocionalMotor
6Mental-----Mental
7MentalMotorEmocional
8MotorMentalEmocional
9Motor-----Motor
TipoTipo EneagramáticoPonto de FixaçãoMotivadorVícioIdéia SagradaCompulsão Neurótica
1Perfeccionista, ReformistaA organizaçãoSer corretoIraPerfeiçãoCrítica
2Prestativo, ManipuladorOs outrosSer queridoOrgulhoVontadeAuto-esquecimento
3Bem-sucedido, CompetitivoA auto-imagemSer admiradoVaidadeHarmoniaMentira
4Individualista, RomânticoAs formasSer diferenteInvejaOrigemInsatisfação
5Observador, PensadorO conhecimentoTer conhecimentoAvarezaOnisciênciaIsolamento
6Questionador, "Advogado do diabo"A autoridadeEstar seguroMedoForçaTimidez
7Sonhador, ImpulsivoA palavraTer satisfaçãoGulaSabedoriaOtimismo
8Confrontador, LíderA justiçaSer respeitadoLuxúriaVerdadeVingança
9Pacifista, PreservacionistaO corpoEstar tranqüiloIndolênciaAmorApatia

Depois de algumas dicas e esclarecimentos, vamos à prática: coloquei à disposição um teste, que indica qual o tipo eneagramático de cada pessoa. É muito simples, marque apenas uma alternativa em cada questão, e comente aqui no Blog SuGestão, qual é o seu tipo. Saiba detalhes de seu tipo neste link, clicando em "Saiba Mais".
Let's go! =D

Créditos: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário