sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Estudo de caso: Empresa ZAP

A empresa Zap grande produtora de pneus do Triângulo Mineiro, designou a sua gerente Mônica a responsabilidade de avaliar a rotatividade de pessoal em sua empresa. Os primeiros dados mostravam:

1- Os funcionários responsáveis pelo controle e qualidade dos produtos finais tinham grande rotatividade entre o segundo e o sexto mês de trabalho do que as demais áreas.

2- O setor de entrega e contato com o cliente intermediário se destaca pelo grande número de pedidos de demissões após um ano e três meses na empresa.

De que forma, o processo de recrutamento e seleção pode estar relacionado aos fatores observados. O que você proporia para melhorar o processo de agregar pessoas?

2 comentários:

  1. Na empresa Zap,seria interessante recrutar e selecionar pessoas com habilidades múltiplas.Fazer as pessoas realizarem diversos trabalhos traz muitas vantagens,isso pode ser conseguido pela rotação de funções,tornando o trabalho mais desafiante e proporcionando contatos variados com as pessoas,tornando os processos mais transparentes e mais simples.

    ResponderExcluir
  2. Talvez fosse interessante rever ou implantar uma política de retenção e motivação de pessoal, visto que as não é tão viável refazer um processo de recrutamento e seleção. O stress e atividades repetitivas podem ser a causa dos pedidos de demissão.

    ResponderExcluir